Friday, February 18, 2011

Português

Blog foi criado em fevereiro de 2011. Decidi que não vou escrever blogs distintos em várias línguas. Postagens serão escritas em várias línguas o que não significa que estão cópias.

Já quando quando era adolescente fiquei viciado em línguas, frecüentemente até o amanhecer leia livros. Foi tão emocionante: aprender como se comunica outra gente, o que é conjuntivo, porque "uma filha" no alemão é neutro (quer dizer: das Mädchen) e como é possível que alguma gente não utilize a palavra “ser” - ao menos em presente (por exemplo turco ou árabe). Teria Shakespeare escrito “Hamlet” sem “ser”?

Minhas línguas



    Árabe
Adoro o som do árabe. Estudo o MSA e o dialeto egípcio (menos). Estou no nível básico. Esta língua é agora uma das minhas prioridades.
  • Espanhol
Minha favorita. O meu conhecimento é confirmado pelo diploma DELE (nível C2) do Ministério da Educação da Espanha. Quando comecia a aprender espanhol na Polónia não havia muitos materiais de aprendizagem, não havia Internet (sei, agora é difícil de acreditar). Para praticar estruturas e vocabulário tive que comprar cassetes de Julio Iglesias embora odiava a maneira em que ele cantava. Graças a ele o meu vocabulário é muito rico das palavras relacionadas com amor, beijos e despedidas.
  • Francês 
Flertava algumas vezes com o francês. Estudava várias lições e deixava. Em 2012 tem voltado a ele. Diria que estou agora no nível B2.
  • Hindi 
Minha primeira língua asiática. Comecei a aprender esta bela língua em 2010. Então foi para a Índia em férias e passei três semanas lá. Credo que estou no nível A2. Por agora tenho feito uma pausa.
  • Inglês
Minha segunda língua. No início é muito facil em comparação com o polonês quando se trata de gramática, particularmente declinações e conjugações. Então é preciso de aprender todos estes detalhes e nuances. Passei exames do Cambridge e LCCI (Cámara de Comércio e Indústria de Londra) o que tem enriquecido uma das minhas gavetas com as certifições apropiadas.
  • Italiano
Estudo o há varios anos. Acho que estou no nível B2. Gostaria de passar o exame CELI este ano mas acho que seria possível no ano que vem.
  • Polonês
A minha língua materna.
  • Português
Acho que estou no nível B2, gostaria de avançar. Alguma gente diz que a versão brasileira soa melhor mas eu prefiro a europeia. O meu conhecimento do espanhol é uma vantagem.
  • Russo
Claro era a minha primeira língua estrangeira. Em tempos quando ia na escola todos os alunos polacos tiveram que aprende-la. A aprendia por oito anos. Tirava boas notas. Mas agia de acordo com o princípio “aprender, passar, esquecer”. Agora lamento um pouco. Em 2011 voltei ao russo, mas em 2012 o adiei devido à falta de tempo e outras prioridades.
  • Suaíli
Minha ambição é conhecer pelo menos uma língua de todos os continentes. Esta é a minha primeira língua africana, excluindo o árabe. Estou no nível básico. Por agora tenho feito uma pausa.
  • Turco
Em 2008 passei as férias em Turquia e me apaixonei por este país e a sua gente. Acho que estou no nível A2. Esta língua e uma das minhas prioridades.
  • Outras
Estudei também um pouco: sueco, croata, holandês, alemão, Esperanto, húngaro, Grego Koine e hebraico, mas abandonei em um estágio inicial. Também por quatro anos do ensino médio aprendi latino.
Tal vez vale a pena ressaltar que conheço no nível básico a língua de sinais polonês (certifidão da Associação Polonesa de Surdos).

Share: